Homenagem – Prof. Dr. rer nat Wolfgang Baumann

Em meu nome pessoal e institucional é com enorme tristeza que lamentavelmente recebemos a notícia do falecimento do Professor Catedrático Emérito Prof. Dr. rer nat Wolfgang Baumann (1935 – 2022) da Universidade Alemã do Esporte, Deutsche Sporthochschule Köln – DSHS, aos 86 anos de idade.

“Eu frequentemente digo que, quando você pode medir aquilo
de que está falando e expressá-lo em números, você sabe
alguma coisa sobre o assunto; mas, quando não pode medi-lo
nem expressá-lo em números, o seu conhecimento é
insatisfatório e insuficiente.”
KELVIN (1824 -1907)

Em meu nome pessoal e institucional é com enorme tristeza que lamentavelmente recebemos a notícia do falecimento do Professor Catedrático Emérito Prof. Dr. rer nat Wolfgang Baumann (1935 – 2022) da Universidade Alemã do Esporte, Deutsche Sporthochschule Köln – DSHS, aos 86 anos de idade. Professor de notório saber, homem ético e digno, exemplo de postura integra, referência de competência e importante liderança científica internacional com destacada, produtiva e meritória atuação junto ao Institut für Biomechanik – DSHS Köln.

Nascido em Ludwigshafen em 1935, estudou engenharia mecânica, depois física e matemática na Universidade Técnica de Stuttgart e na Universidade de Saarland. Já em 1965 trabalhava na área de Biomecânica e, como assistente de pesquisa, era responsável pelo planejamento, implementação e avaliação de testes biomecânicos, assim como atuava no desenvolvimento de dispositivos para medição e avaliação do movimento humano. Em 1968 foi contratado como assistente de pesquisa na Deutsche Sporthochschule Köln – DSHS.

Concluiu o doutorado em 1974 com o grau de doutor em Ciências Naturais na Universidade de Saarland, e foi nomeado consultor científico e docente da Universidade de Münster em 1975. Em 1976 ele voltou para Colônia, já como Professor Catedrático, Wolfgang Baumann assumiu o comando da cadeira Biomecânica, assim como a chefia do Institut für Biomechanik na Deutsche Sporthochschule Köln – DSHS. Nos anos que se seguiram, ele também pôde demonstrar sua experiência internacional com destacada e importante atuação junto ao Comitê Olímpico Internacional por intermédio da Comissão Médica atuando no controle e regulação do desempenho atlético e esportivo, agora em nível mundial. Apoiou e estimulou o desenvolvimento da Ciência do Esporte e principalmente da Biomecânica no Brasil, particularmente em nossa instituição a Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), como parte das medidas para promoção e desenvolvimento da Ciência do Esporte em nível de excelência.

Registro histórico digno de reconhecimento da EEFE-USP e em particular: (1) na criação dos Cursos de Pós-graduação stricto- sensu em 1977, bem como, (2) sobre a fundação do Laboratório de Biomecânica em 1988, ambos os projetos se deram pelo desempenho e dedicação de Wolfgang Baumann cujas intervenções foram decisivas em ambos os investimentos. Portanto, muito sensibilizados, externamos nossa gratidão por suas ações e destacado papel em pról ao desenvolvimento da Ciência do Esporte em nossa Instituição principalmente no período de 1976 a 1988, a partir do Programa de Cooperação e Intercâmbio Brasil & Alemanha, (SPORTFÖRDERUNG IN BRASILIEN – Bericht über die förderung des Sports in der Föderativen Republik Brasilien durch die Bundesrepublik Deutschland 1963 bis 1982), DIEM Liselott, et.al., Verlag Hans Richarz, Sankt Augustin, (1983). Portanto, destacamos e reiteramos nossos agradecimentos pela notória contribuição de Wolfgang Baumann nesta longa trajetória de intercâmbio acadêmico, conforme relata o Programa de Cooperação e Intercâmbio Brasil & Alemanha, seus personagens, instituições e projetos, entre os quais sublinhamos as ações voltadas para a EEFE-USP, que foram decisivas para o ingresso de nossa instituição em novo patamar de internacionalização e excelência do conhecimento.

Professor Baumann, estou convicto da importância e do imenso significado que sua contribuição repercute na Biomecânica brasileira, sua obra consolidou-se de tal forma, que jamais se apagará de nossas vidas. Atribuo-lhe a conquista do dever cumprido, da missão levada a sério e, naturalmente, do justo reconhecimento a quem sempre mereceu. Apesar da fatalidade que lhe tirou a vida, sua referência ecoa, está muito presente e permanecerá viva entre nós.

Professor Baumann, conviver contigo, foi um raro privilégio de memorável orgulho. Difícil expressar em palavras meu sentimento de admiração e respeito por sua figura de Professor, de Orientador, de Amigo… Será sempre a referência que me guia. Obrigado por tudo!

Finalmente, em meu nome pessoal e institucional registramos nossas homenagens e expressamos sinceras e muito sentidas condolências à querida Família Baumann e aos ilustres Amigos (as).
São Paulo, 24 de março de 2022

Alberto Carlos Amadio
Primeiro Presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica

  • Categoria : Notícias
  • Data : 25 de março de 2022