Melhores trabalhos do CBB podem se tornar artigos em periódicos da área!
24 de abril de 2019
Nova diretoria SBB!
15 de maio de 2019

Sobre o projeto

O projeto enfoca o desenvolvimento, a conexão e a fusão dos principais resultados de quatro questões de pesquisa:

Q1: Quais são as melhores medidas para capturar o comportamento individual e de equipe durante o jogo durante o ataque, a defesa e as transições?

Q2: Como essas medidas estão relacionadas a eventos críticos no futebol, como gols, chutes a gol e oportunidades de gol?

Q3: Quais são as diferenças entre o estilo de jogo brasileiro e holandês e as demandas físicas do jogo de futebol nesses países?

Q4: Como o comportamento do jogador e da equipe muda ao longo de diferentes estágios no desenvolvimento de jovens talentosos futebolistas desde 11 anos de idade até o nível profissional e como comparar o estilo de jogo entre Brasil e Holanda?

Atividades

Espera-se que o bolsista de pós-doutorado esteja envolvido em todas as atividades previstas no Projeto Temático. Portanto, extensões para a bolsa de pós-doutorado serão aplicadas para garantir sua participação em todas as fases do projeto. O candidato deve ter proficiência em inglês, domínio de linguagem de programação (“Matlab” ou “Python”) e de conceitos científicos de Biomecânica e/ou Ciências da Computação. Espera-se que o candidato esteja disposto a realizar um estágio na Holanda durante o período da bolsa.

As principais atividades da pesquisa são:

• Aquisição e preparação dos dados coletados;
• Avaliação de indicadores de análise tática;
• Avaliação de indicadores de análise dinâmica;
• Comparação do estilo e das estratégias de jogo do futebol brasileiro e holandês;
• Avaliação de resultados da combinação dados/modelo;
• Preparação e submissão de artigos.

Requisitos e compromissos do bolsista

O bolsista deve ter dedicação exclusiva ao projeto, devendo apresentar relatório parcial a cada seis meses, e cumprir as exigências estabelecidas pela FAPESP no que concerne a Projetos Temáticos e Jovem Pesquisador e também em relação às Boas Práticas Científicas. O prazo da bolsa é de 24 meses.

Inscrições

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail, com documentação anexa em formato ‘pdf’, e devem ser enviadas para o Prof. Ricardo da Silva Torres (rtorres@ic.unicamp.br), coordenador do projeto, até 01/06/2019. Os documentos necessários para a inscrição são:

a) Súmula Curricular atualizada (modelo FAPESP);
b) Carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa, com um breve relato de sua experiência;
c) Indicação de dois pesquisadores ativos como referências e respectivos endereços eletrônicos para contato.

Seleção

A seleção do bolsista será realizada por análise da documentação recebida.

Resultado

O resultado será divulgado por e-mail, a partir de 15/06/2019. A bolsa será atribuída ao candidato que obtiver melhor desempenho nas duas etapas da seleção. O escolhido deverá assinar o Termo de Outorga, de acordo com as orientações da FAPESP. Caso não seja realizada a assinatura do Termo de Outorga no prazo de trinta dias após o resultado do Edital, o mesmo perderá sua vaga.

Sobre a bolsa

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *